quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mobilidade

     A ABRACICLO estima que no Brasil haja uma frota de 60 milhões de bicicletas. Somos o terceiro país do mundo em veículos desse tipo. Em cidades pequenas onde o transporte público inexiste a bicicleta se destaca como opção de baixo custo e saudável para a população. 
            Mas quando falamos de uma cidade como nossa amada João Pessoa com uma população estimada em mais de 700.000 habitantes  nos deparamos com o seguinte quadro: os que praticam o ciclismo de esporte - classe A e B - e os que utilizam como meio de transporte urbano - classes C e D. Essa última forma de emprego da bicicleta é mais comum por aqui porém menos privilegiado que o primeiro. Faltam-nos vias exclusivas que liguem bairros periféricos aos "canteiros de obras" da cidade. Exemplo, a zona norte não tem ligações eficientes, rápidas e seguras com as demais ciclovias. Ou de acessos sinalizados nas ruas de maior fluxo e centrais da cidade para quem deseja fugir dos congestionamentos. 
           O livro Plano de mobilidade - construindo a cidade sustentável do Ministério das cidades  é o começo de um dialogo na busca de soluções estruturantes para a mobilidade no país. A consulta a bibliografia disponibilizada no sitio do ministério sobre o tema é fundamental para um debate consciente sobre nosso papel na cidade.

                                   http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=250750 em 29/12/2011 hora local

Nenhum comentário:

Postar um comentário